trabalhos_voluntarios

Muitas pessoas se perguntam exatamente isso; em geral aquelas que se interessam pelo assunto, o voluntariado.

De acordo com a definição das Nações Unidas “voluntário é o jovem ou adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem nenhuma remuneração, há diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...”.

Mas não é só isso: o voluntário é um agente transformador, do outro e de si próprio. Há no voluntário um altruísmo, um desejo de ver um mundo melhor, mais justo e mais solidário. Ele doa seu tempo desinteressado de qualquer gratificação monetária. A sua conquista se dá quando ele vê que sua intervenção, sua ação, seu trabalho, resultou num sorriso, num abraço ou um simples obrigado. E isso, bem sabemos, não há preço que pague.

Podemos ser um voluntário de ações pontuais ou permanentes, não importa. Porém esta segunda exige maior conhecimento e aprimoramento do voluntário. Um exemplo são as voluntárias do projeto Contacomigo que estão sempre buscando novas histórias e a maneira de melhor contá-las.

O voluntário precisa ter comprometimento com a causa ou instituição, mas acima de tudo precisa ter EMPATIA e AMOR AO PRÓXIMO.

Mércia da Silva Araujo
Contadora do Projeto Contacomigo-Atibaia