61821010_2732748863465896_1089233143971446784_n

 

O CONTEUDO DA HISTÓRIA

Num dia destes tivemos uma reunião divertida e muito produtiva.

Nessas reuniões os temas são previamente combinados porém, entre risos e brincadeiras, surgem outros, tão importantes e com conteúdo tão intrigante que nos leva a pensar por mais tempo sobre eles.

Falou-se nessa reunião sobre a responsabilidade que tem o contador de levar para as crianças, histórias que transmitam valores morais e humanos, diferentes daqueles que estamos acostumados a ver nos programas de TV, desenhos e músicas infantis. Se pensarmos minimamente sobre tais programas, o que se percebe são intenções comerciais em criar a necessidade ao pequeno consumidor, de adquirir aquele produto, aquele brinquedo, usar aquela roupa e perigosamente, agir daquela forma.

A diversão do adulto está ainda mais comprometida com a violência, traição, deslealdade,  ganância, golpe e esperteza. Novelas só são bem sucedidas quando conseguem manter o telespectador ansioso, angustiado até o capítulo seguinte para saber qual será a saída encontrada pelo seu herói ou sua heroína.

Os telejornais, a cada dia, pressionam o eleitor a decidir de que lado está. Não interessa a eles dar a notícia inteira, porque também querem e precisam garantir a audiência no dia seguinte, o que não deixa de ser outra novela, onde o bandido e o moçinho podem trocar de lugar num piscar de olhos.  Não se discute o porquê da opção em ficar desse lado e não do outro, como se só existissem o preto e o branco e todos os acontecimentos também só tivessem duas facetas. Felizmente existem outras facetas e outras alternativas e dessas é que surgirão as soluções, falando com otimismo, é claro.

Portanto é essencial que o contador encontre uma história cujo conteúdo proporcione para a criança ou ao ouvinte a oportunidade de pensar e tirar suas próprias conclusões a respeito do seu significado, apesar de todas as informações e influências que giram ao seu redor.

 

Equipe Contacomigo

Mariza Apda Zago - Apoiadora